Autores Irlandeses contemporâneos

Bem, para quem me conhece minimamente sabe que eu sou louca pela Irlanda. (Que novidade!)
E por isso, venho lendo autores irlandeses contemporâneos, que estão traduzidos para a língua portuguesa. Algumas editoras vem traduzindo esses autores, que nem sempre são conhecidos pelo público brasileiro, mas são conhecidos e premiados em diversos eventos pela Europa e nos EUA também.
A grande maioria dos autores têm como foco principal falar da cultura irlandesa e, sobretudo, a visão de mundo de um povo, que desde todos os tempos são imigrantes em países como a Inglaterra, os EUA, Canadá, dentre outros e que conhecem bem a discriminação racial, as dificuldades dos imigrantes em se estabelecerem tanto financeira quanto psicologicamente.
Aqui no Brasil, temos uma colônia pequena diante dos EUA, por exemplo, mas temos embaixada em Brasília e consulado em SP. O nosso país vive em paz com a Irlanda, mas não tem, por exemplo, nenhum convênio de intercâmbio entre universidades. O que eu particularmente acho uma pena e um disperdício também, uma vez que há ótimas universidades em todo território irlandês, sem mencionar que além de estar na Europa também desfruta de ter a lingua inglesa como uma das possíveis a ser estudada e falada, para quem gosta e quer aprender.
Enfim, as minhas leituras têm sido muito proveitosas em amplo sentido, não apenas para conhecer mais a cultura e o povo que tanto me encantam, mas pelo estilo, pela classe e, sobretudo, pela boa literatura, que vem sendo desenvolvida naquele país.
Autores clássicos como James Joyce, Eugene O'Neal, Bernard Shaw, Oscar Wilde entre outros tantos famosos são importantes e fazem parte do meu universo literário sim, mas Colum MacCann, Edna O' Brein, Maggie O' Farrell, Colm Tóibín, Nuala O' Faolain e outros têm permeado também a minha estante e ido comigo para cama todas as noites, contribuindo para as minhas reflexões e me ensinando a ver o mundo sob uma ótica bem mais elaborada que eu supunha um dia pensar.
Listarei alguns títulos, os quais achei interessantes tanto em português quanto em inglês:

Brooklin,  Cia das Letras, Colm Tóibín
Amor em tempos sombrios, Cia das Letras, Colm Tóibín
O amor do meu amor, Record editora, Maggie O' Farrel
Let Great World Spin, Colum MacCann
The Commitments, Roddy Doyle
Are you Somebosy? Nuala O'Faolain

Há outros títulos e livros que ainda não mencionei, porque ese texto não acabaria nunca e se tornaria um tratado literário, mas a pesquisa pode ser feita em qualquer site de livraria, que são fáceis de achar, ok?
Boa leitura!
Abraços

Comentários

  1. Eu tbém estou lendo livros de uma irlandesa premiada... Mas são apenas romances contemporâneos. Coisas mais água com açúcar... Kkkkkkk Marian Keyes...

    Nada que se compare a Jane Austen, mas me diverte!!!

    Bjo titi

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas