Como trabalha um psicanalista?

Esse texto é para todos os meus amigos, que investiram nos estudos de formação em psicanálise em 2011 e que finalmente se formaram no início desse ano, mas que continuaram a estudar e discutir os mais variados temas nos muitos grupos de trabalho na instituição que frequentamos, aqui na cidade de Juiz de Fora - MG.
É claro, que temos muito o que aprender e ainda vivenciar na profissão!
Então, resolvi escrever a resenha sobre o livro cujo título é o mesmo desse post: Como trabalha um psicanalista?, de Juan David Nasio, ou simplesmente, como o conhecemos: J.D. Nasio.

O livro é fruto de um seminário realizado em Paris, cidade onde o autor lecionou por 30 anos, na Universidade de Paris VII - Sorbone e onde atualmente ainda dirige os Seminários Psicanalíticos de Paris.
Muitos dos participantes deste seminário fizeram intervenções e estas foram preservadas na escritura do livro, a fim de nos mostrar muitas das perguntas, que algumas vezes, pairam em nossas mentes e não sabemos como respondê-las.
Nasio escreveu como um manual de técnica analítica, entretanto, escapando da forma comum dos manuais que, normalmente, são vendidos. Aqui, o autor faz o leitor refletir acerca do "inexplicável" da psicanálise. Mostrando, assim, aos desavisados, que a sessão analítica não se resume a um divã, uma fala ou um silêncio... Não! Nada disso.
Nasio contesta, assim, a caricatura do analista silencioso, que teoricamente, mal participa do set analítico. Ao contrário, defende  a necessidade do analista de conduzir a sessão, assim como a necessidade da existência de uma técnica para tal.
O psicanalista e professor Nasio retoma textos importantes tais como: "A direção do tratamento e os princípios de seu poder", de Jacques Lacan, bem como aborda psicanalistas desde Freud, Ferenczi, Reik entre outros, trazendo à tona temas como por exemplo, "A sequência dolorosa da transferência", "o lugar do analista" e "a interpretação".

Acabei de ler o livro e pude perceber, que mesmo destacando algumas partes há tantas outras, as quais poderiam ser também destacadas e discutidas exaustivamente. Acredito que o livro é uma fonte inesgotável de abordagens cotidianas do set analítico, levando em consideração cultura, língua e momento espacial, porque a subjetividade do humano é sempre subjetividade do humano em qualquer tempo e lugar.



Referências:
NASIO, J. D. Como trabalha um psicanalista?
Rio de Janeiro: Zahar, 1999, série transmissão da psicanálise.
Preço sugerido: R$ 37,00 a 43,00 

Comentários

  1. Fui no terapeuta uma vez só ai ele disse que eu não precisava voltar mais, nao entendi! Pq no meu caso ou problema sei lá pensei que ia mais vezes ele se chama Fabio Ferreira Terapeuta pensei que precisava ir varias vezes fez uma sessão de hipinose nao senti na de diferente o que vc me diz

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas