Leitura do livro Pygmalion, de George Bernard Shaw

Bem, um dos motivos de eu ter esse blog é para expressar minhas idéias e, sobretudo, alguns dos meus gostos culturais, entre eles, a literatura, que deixou recentemente de ser objeto de estudo e desejo profissional, para se camuflar como uma verdadeira pigmaleoa nos meus pensamentos.
Por falar em pigmaleão, acabei de ler o livro de G. Bernard Shaw chamado Pygmalion, que é uma peça muito interessante.
 Nela, o dramaturgo debruça-se, com graça e espirituosidade, sobre um dos principais pilares da sociedade vitoriana: a diferença de classe social, e como essa diferença é percebida pela fala das pessoas. Dramático, cômico, o livro mostra o melhor de Shaw, um dos teatrólogos irlandeses mais encenados em todo mundo.

Interesante notar que o Pigmalião da mitologia grega apaixona-se pela estátua que ele próprio esculpiu. A peça, porém conta a história de Eliza Doolitle, uma vendedora de flores ambulante na Londres do início do século 20. Sua linguagem é uma afronta à língua inglesa standard, seu vocabulário é paupérrimo, porque na verdade ela usa o Cockney e sua pronúncia, uma desgraça.
Um eminente linguista, contudo, impõe a si mesmo um desafio: reeduca-la e faze-la passar por uma dama da sociedade. Mas esse será apenas o início dessa comédia deliciosa, em que Shaw denuncia as diferenças sociais e de classe, com humor e sagacidade, inteligência e astúcia, no mais genuíno estilo irlandês.

Para aqueles que gostam de uma boa peça teatral ou quer se deliciar com as "jogadas" linguisticas em lingua inglesa, vale a pena a leitura.
Abraços,

SHAW, G. B. Pygmalion, Dover Publications, NY, 2008. (original)
SHAW, G.B.  (trad. Millor Fernandes) Pigmalião, Pocket L&M, Sao Paulo: 2004 (português)
minha edição
(my edition)


 

Comentários

  1. Parece-me muito bom esse livro, teacher! Estou adorando as postagens, pode continuar!
    Beijinhos, miss you

    ResponderExcluir
  2. Olá Andrea.
    Antes de mais parabéns por este cantinho agradável. Tenho andado à procura desta obra, mas não consigo encontrar cá em Portugal...preciso urgentemente dela, pois tenho um extenso trabalho para fazer...Se me poder ajudar, agradecia. O meu email é silviacastro1979@hotmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas